Extensões de cílios é uma técnica que alonga os pelos naturais que protegem os nossos olhos, esse método ficou muito famoso ultimamente e domina o mercado da beleza e da estética. Porém, a maior dúvida quanto ao procedimento é com relação ao risco para a saúde dos olhos. Será que ele provoca algum tipo de prejuízo aos olhos? Saiba tudo neste artigo.
Como funciona as extensões de cílios?
A extensão de cílios é um procedimento estético que tem como objetivo o aumento do volume de fios, assim não há necessidade de utilizar rímel ou cílios postiços. Essa técnica proporciona o preenchimento de falhas e é vendida como uma forma de destacar o olhar.
Na atualidade, existem alguns métodos para realização da extensão de cílios. Temos exemplos como fio a fio e o uso de substâncias para estimular o crescimento dos cílios. O primeiro método, de maneira resumida, leva em torno de 2 horas para ser feito e para isso a pessoa fica com os olhos fechados. Ele ocorre da seguinte forma:
- São inseridos suportes de papel sob os cílios;
- O profissional utiliza pinças e separa os fios naturais;
- Com a ajuda de um adesivo, os cílios sintéticos são colados entre os pelos que já existem.
A manutenção desse procedimento é feita a cada 20 ou 30 dias, de acordo com a velocidade com que os cílios naturais crescem. Além do método citado acima, existe um segundo método onde são usadas algumas substâncias como colírio para glaucoma e hipertensão ocular com o intuito de estimular o crescimento dos pelos. Esse método, por exemplo, tem como efeito colateral o aumento dos pelos nas pálpebras.
Mas afinal de contas, a extensão de cílios prejudica a visão?
Infelizmente, sim. Existem muitos perigos que as extensões de cílios podem oferecer para a saúde ocular, sendo preciso tomar muito cuidado para não adquirir nenhum problema de visão permanente.
A região dos cílios, como toda a área dos olhos, é um local bastante sensível e está sujeito a diversos problemas. A função desses pelos é garantir a proteção dos nossos olhos, além de conter várias glândulas responsáveis pela lubrificação ocular.
Além de poder causar irritação e alergia devido aos materiais químicos e sintéticos, existe a chance do alongamento obstruir as glândulas de lubrificação, causando ressecamento nos olhos. Inflamações de repetição, conjuntivite e queda dos pelos naturais. Contudo, em alguns casos mais sérios, principalmente envolvendo contaminação, queimaduras e produtos de baixa qualidade, há o risco de causar uma grave lesão ocular, quadro que pode acarretar na perca da visão, se não tratado corretamente.
O recomendado, para quem deseja alongar seus pelos naturais, é fazer uso dos cílios postiços durante algum evento ou ocasião especial e retirá-los com cuidado assim que possível, para manter a saúde dos cílios naturais.
Se, contudo, você estiver disposto a experimentar essa tendência, certifique-se de fazer as extensões de cílios em um local de confiança, com os devidos alvarás sanitários, materiais de qualidade e com o máximo de biossegurança durante a aplicação. Ao notar qualquer tipo de irritação ou inflamação nos seus olhos após a colocação, entre em contato com o profissional responsável e procure um oftalmologista assim que puder. Conte com os especialistas do CBCO para os cuidados da sua saúde ocular, conheça nosso corpo clínico aqui