Tratamentos para a catarata

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Não existe nenhum outro meio cientificamente comprovado de tratamento. Existem várias técnicas para a cirurgia de catarata, que se subdividem em dois grandes grupos:

  • extração extracapsular;
  • facoemulsificação.

Ambos procedimentos são realizados com implante intraocular de lente. Apenas em raras exceções as lentes não podem ser implantadas, como nos casos de doenças oculares graves associadas.
Na extração extracapsular, o cirurgião faz uma grande incisão no limbo corneano para remover a cápsula anterior, retirar o cristalino e substituí-lo pela lente.
A facoemulsificação é a técnica cirúrgica mais avançada para a correção de catarata. Ela é baseada no princípio do ultrassom. É feita uma pequena abertura na córnea, através da qual a catarata é emulsificada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intraocular para compensar o grau do cristalino normal. Na facoemulsificação pode ser utilizada uma moderna técnica de anestesia, denominada anestesia tópica, em que são utilizados somente colírios.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Pulsoterapia com corticóide em fribrose sub-retiniana progressiva

    Confira aqui o artigo Pulsoterapia com corticóide em fribrose sub-retiniana progressiva, um estudo dos oftalmologistas e…

    Marcos Ávila, referência da Oftalmologia nacional, é o entrevistado da semana de Jackson Abrão

    “Responsável por avanços em sua área, Marcos, que já cuidou dos olhos de pessoas como o escritor Jorge Amado, conversou …

    Peixes oleosos podem evitar doença nos olhos

    Pesquisa americana indica que pessoas que sofrem de degeneração macular relacionada à idade deveriam comer mais peixes o…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!