Estudos mostram que chá-verde pode ajudar contra o glaucoma

Substâncias encontradas no chá­verde – uma fonte bastante conhecida como sendo rica em antioxidantes e com propriedades terapêuticas – também podem beneficiar a saúde dos olhos.

Uma pesquisa feita por Chi Pui Pang, da Universidade de Hong Kong, e publicada no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry, afirma ser a primeira a documentar como o cristalino, a retina e outros tecidos do olho absorvem as substâncias contidas no chá­verde – como as chamadas catequinas – e que podem proteger contra o glaucoma e outras doenças.

Para Pang, além das catequinas, outras substâncias, como as vitaminas C e E, a luteína e a zeaxantina, também têm a capacidade de proteger a saúde dos olhos.
O pesquisador afirma, entretanto, que ainda não se tem certeza de como as catequinas presentes no chá­ verde são absorvidas pelo aparelho gastrointestinal e chegam às estruturas do olho.

A pesquisa da equipe de Pang foi feita usando modelos animais (ratos criados em laboratório) e que consumiram chá­verde durante um período de tempo. As análises dos tecidos dos olhos desses modelos animais foram então analisadas e mostraram que as substâncias do chá haviam chegado, de alguma maneira, às estruturas celulares. As catequinas, por exemplo, continuavam presentes nos tecidos oculares mesmo após o consumo ter sido interrompido há mais de 20 horas.

“Nossos resultados indicam, sem sombra de dúvidas, que o consumo do chá­verde pode proteger os olhos do estresse oxidativo, beneficiando a saúde desses”, concluem os pesquisadores.

Fonte: UOL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    DMRI – Você quer fazer parte da pesquisa?

    A equipe do Dr Marcos Ávila recruta pacientes com diagnóstico de Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) para par…

    Mulher com super-visão enxerga 99 milhões de cores a mais

    A neurocientista da Universidade de Newcastle Gabriele Jordan estuda pessoas com visão sobre-humana há mais de 20 anos. …

    De olhos bem abertos – Matéria de “O Popular”

    Apesar de ainda pouco conhecida, ptose palpebral exige atenção e pode interferir na qualidade da visão devido à queda da…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!