Lente de contato libera medicamento nos olhos por até 30 dias

Pesquisadores vêem aplicações para as novas lentes de contato dispensadoras de medicamentos em condições como glaucoma e olho seco, que exigem a aplicação diária de colírios.

Pingar colírios várias vezes ao dia pode ser uma tarefa difícil para os pacientes. Mas o maior problema é que, devido ao piscar e às lágrimas, apenas entre 1 e 7 por cento do medicamento é realmente absorvido pelo olho.

Agora, o grupo do Dr. Daniel Kohane e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveu uma lente de contato especial capaz de liberar o medicamento nos olhos aos poucos, em uma quantidade constante, precisa e ajustável.

Lente de contato que libera remédios

Embora outros pesquisadores já tenham desenvolvido lentes de contato que liberam medicamentos, nenhuma delas consegue manter a liberação do medicamento de forma precisa e constante.

Geralmente, as lentes de contato começam liberando uma quantidade grande nas primeiras horas, acima do recomendado, e que vai decaindo rapidamente, ficando abaixo da dose prescrita. Esse problema agora foi sanado.

A nova lente de contato é composta por duas camadas, mantendo no meio um polímero absorvente e biodegradável que contém o medicamento. Os materiais usados na fabricação tanto das duas camadas externas da lente quanto da camada intermediária já foram testados e aprovados para uso ocular pelo órgão norte-americano de saúde, o Food and Drug Administration.

Lente de contato de uso contínuo

Nos testes de laboratório, o protótipo liberou um antibiótico normalmente receitado na forma de colírio – a ciprofloxacina – durante 30 dias, o maior período atualmente aprovado pelas autoridades de saúde para uso contínuo de lentes de contato.

Em testes em animais, as lentes liberaram o medicamento continuamente por até 100 dias. As quantidades liberadas foram suficientes para matar os patógenos em ensaios de laboratório.

Fonte: Diário da Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Quando fazer o mapeamento de retina?

    O mapeamento de retina é importante nos seguintes casos: Baixa visão não justificada pela falta de óculos adequados; Qu…

    Cegueira temporária pode ser causada por Smartphones

    O New England Journal of Medicine relatou os casos de duas mulheres que ficaram temporariamente cegas e apresentaram a p…

    Ponteiros a laser não são brinquedos e podem causar danos à visão

    Um menino na Grécia perdeu grande parte da visão em um olho depois de olhar diretamente para a luz de um ponteiro laser …

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!