Tablets, videogame e smartphones fazem mal aos olhos?

O nosso dia a dia mudou muito ao longo dos últimos anos. Hoje, é praticamente impensável viver sem tecnologias facilitadoras como smartphones, notebooks e afins. Eles estão presentes desde o momento em que acordamos até o momento em que deitamos para dormir. 

A grande questão é: será que esse uso excessivo não faz mal para a nossa saúde, especialmente para os nossos olhos?

Sim, faz mal, sendo preciso tomar muito cuidado para não prejudicar nossa saúde ocular de maneira permanente. 

Isso porque a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos provoca alguns sintomas desconfortáveis, como ressecamento dos olhos, ardência, vermelhidão, além de dores de cabeça e até mesmo náuseas. 

Um dos grandes causadores dos desconfortos oculares que sentimos quando exageramos no uso dessas tecnologias ocorre porque, ao ficarmos de frente para a tela, diminuímos a frequência com que piscamos os olhos, o que causa muitos desconfortos ao longo do tempo. 

Além disso, o uso exagerado de smartphones, notebooks, videogames, entre outros, exige muito esforço da parte dos nossos olhos, principalmente porque tendemos a ficar muito próximos dessas telas.

Quem tem algum problema de saúde ocular deve ficar especialmente atento. Pacientes com degeneração macular, por exemplo, quando expostos continuamente a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos, podem sofrer morte das células fotorreceptoras, piorando o problema.

Pessoas com miopia também podem sentir mais desconfortos por causa da proximidade com que mantemos a tela desses aparelhos, causando um esforço excessivo dos músculos dos nossos olhos, dedicados a acomodação ocular. Isso acontece porque tais músculos precisam fazer um movimento de “aproximação” de maneira frequente e prolongada, graças a proximidade dos aparelhos. 

Se você está sofrendo com alguns dos incômodos que descrevemos aqui, experimente diminuir o seu tempo de tela. Sempre que possível, faça pausas e pisque os olhos, o que ajuda na lubrificação dessas estruturas. Além disso, evite ficar com o rosto muito próximo das telas de celulares e computadores e, a cada 20 minutos, desvie o olhar e tente focar em objetos distantes por cerca de 20 segundos. Reduzir o brilho das telas também pode ajudar bastante.

 Essas são algumas dicas que podem ajudar a aumentar o conforto dos seus olhos durante o trabalho ou estudos, por exemplos. Mas, caso note algum sintoma persistente, procure auxílio do seu oftalmologista. Para agendar com um de nossos profissionais, basta clicar aqui

Cuidar da nossa saúde visual é ajudar a prevenir muitos transtornos no futuro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Universidade oferece visão solidária

    Entrevista Prof. Dr. Marcos Ávila O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás completa de…

    A saúde dos olhos

    A saúde dos olhos não é apenas uma questão de sorte para uma grande parcela da população. Uma boa saúde dos olhos…

    O universo das pesquisas sobre retina

    Dr. Marcos Ávila vem pesquisando, há anos e sem interrupção, as doenças da mácula, a parte central da retina. O tecido é…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!