Artigo científico produzido no Departamento de Retina do CBCO é publicado

O artigo trata do Edema Macular Cistóide do Pseudofácico. O Professor Dr. Marcos Ávila, Dr. David Cruvinel Isaac, ambos do corpo clínico do Departamento de Retina do CBCO – Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos, foram autores juntamente com José Maurício B. Garcia.
Intitulado “Implante de 0,7mg de dexametasona no tratamento do Edema Macular Cistóide do Pseudofácico”, o trabalho relata que esse Edema (PCME) é uma frequente complicação no acompanhamento pós-operatório da cirurgia de catarata. Embora a maioria dos pacientes apresente-se sem sintomas, PCME ainda permanece como importante causa de baixa visão após facectomia (retirada do cristalino). Sua patogênese ainda permanece obscura, porém, autores sugerem que fatores que promovem maior inflamação possuem papel fundamental em sua origem. Não há um algoritmo padrão no manejo do PCME. O implante biodegradável de dexametasona 0,7mg surgiu como possível arma terapêutica, após aplicação intra-vítrea. Essa droga consegue agir sobre mediadores inflamatórios, além de já ter sido aprovada no tratamento de edema de mácula secundário a oclusões venosas da retina, e uveítes posteriores de origem não infecciosa. Na seguinte série de casos, relatamos a evolução de 6 pacientes com PCME, submetidos a terapia com implante de dexametasona 0,7 mg. A melhora anatômica foi documentada com imagens de SD OCT.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Relato do Senador Kajuru sobre a experiência CBCO

    O Senador Kajuru deixou esse incrível relato sobre seu procedimento com o CBCO! https://www.youtube.com/watch?v=vv9E4…

    Fadiga ocular: hábitos que fazem bem à saúde dos olhos

    Passar horas em frente ao computador, assistindo à TV, jogando videogame ou concentrado no smartphone ou tablet são atit…

    Marcos Ávila, referência da Oftalmologia nacional, é o entrevistado da semana de Jackson Abrão

    “Responsável por avanços em sua área, Marcos, que já cuidou dos olhos de pessoas como o escritor Jorge Amado, conversou …

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!