O terçol, também conhecido como hordéolo, é uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas da pálpebra.
Embora seja bastante comum, esse tipo de nódulo pode causar bastante desconforto no paciente, já que causa dor e bastante inchaço.
Geralmente, o terçol aparece na borda mais externa da pálpebra, próximo aos cílios, e também acompanha sintomas como calor na região, coceira, lacrimejamento e sensibilidade à luz.
Uma das características do terçol é o fato de que, costumeiramente, ele desaparece em poucos dias e não necessita de intervenção médica para melhorar.
Caso o desconforto seja intenso, você pode procurar o auxílio de um oftalmologista, que indicará o melhor tratamento a ser seguido.
Mas, de maneira geral, a recomendação é fazer pequenas compressas de água morna, nunca quente, na região por 15 minutos durante algumas vezes por dia. Colírios e pomadas antibióticas podem ajudar, mas é necessária a prescrição médica.
Caso o nódulo não desapareça com o uso de compressas, é importante buscar orientação do seu oftalmologista, já que o problema pode evoluir para o calázio, caso em que a intervenção cirúrgica é necessária.
Existem muitas receitas caseiras na internet que alegam conseguir fazer com que o terçol desapareça em pouco tempo, mas é preciso tomar muito cuidado para não piorar o problema ou lesionar a pele ao redor dos olhos, uma região que é bastante sensível.
É importante mencionar que uma boa higienização da pele ao redor dos olhos ajuda a evitar o aparecimento de terçol, bem como outros problemas de saúde relacionados ao acúmulo de oleosidade na região. Acnes e blefarites também estão envolvidas no aparecimento do problema.
Em caso de dúvidas, não hesite em nos procurar. O CBCO está aqui para cuidar de você.