Terçol: como tratar e aliviar os sintomas?

O terçol, também conhecido como hordéolo, é uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas da pálpebra.

Embora seja bastante comum, esse tipo de nódulo pode causar bastante desconforto no paciente, já que causa dor e bastante inchaço.

Geralmente, o terçol aparece na borda mais externa da pálpebra, próximo aos cílios, e também acompanha sintomas como calor na região, coceira, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Uma das características do terçol é o fato de que, costumeiramente, ele desaparece em poucos dias e não necessita de intervenção médica para melhorar. 

Caso o desconforto seja intenso, você pode procurar o auxílio de um oftalmologista, que indicará o melhor tratamento a ser seguido. 

Mas, de maneira geral, a recomendação é fazer pequenas compressas de água morna, nunca quente, na região por 15 minutos durante algumas vezes por dia. Colírios e pomadas antibióticas podem ajudar, mas é necessária a prescrição médica. 

Caso o nódulo não desapareça com o uso de compressas, é importante buscar orientação do seu oftalmologista, já que o problema pode evoluir para o calázio, caso em que a intervenção cirúrgica é necessária.

Existem muitas receitas caseiras na internet que alegam conseguir fazer com que o terçol desapareça em  pouco tempo, mas é preciso tomar muito cuidado para não piorar o problema ou lesionar a pele ao redor dos olhos, uma região que é bastante sensível.

É importante mencionar que uma boa higienização da pele ao redor dos olhos ajuda a evitar o aparecimento de terçol, bem como outros problemas de saúde relacionados ao acúmulo de oleosidade na região. Acnes e blefarites também estão envolvidas no aparecimento do problema.

 

Em caso de dúvidas, não hesite em nos procurar. O CBCO está aqui para cuidar de você.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    IFG de Urutaí terá treinamento de cães-guia

    O Instituto Federal Goiano (IFG) de Urutaí, assim como os institutos federais de Sergipe (São Cristóvão), do Amazonas (M…

    Ceratocone: Como essa doença se desenvolve

    Entenda essa alteração genética da córnea e como ela se desenvolve nesse vídeo com o Dr. Ricardo Rezende. https://www…

    Porque não percebemos lágrimas nos bebês?

    Os bebês choram suas primeiras horas de vida. E muitos pais percebem é que apesar de todo esse choro, as lágrimas dos be…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!