Quando o flash da câmera é disparado, as pupilas não têm tempo suficiente para reagir e contrair, permitindo a entrada de uma grande quantidade luz que, então, é refletida pelo fundo do olho. Contudo, devido ao grande volume de sangue presente na coroide, a frequência da luz que a lente da câmera captura é a correspondente à da cor vermelha.
Isso significa que, quanto mais escuro for o ambiente no qual a foto é capturada, mais dilatadas estarão as nossas pupilas, aumentando, portanto, o efeito dos olhos vermelhos. Além disso, o ângulo com o qual a luz penetra nos olhos é o mesmo refletido por eles, assim, quanto mais próximo o flash estiver da lente, maior é a probabilidade de que a luz refletida pelos nossos olhos seja capturada pela câmera.
O termo “luz” está relacionado a qualquer radiação eletromagnética — e não apenas àquelas do espectro visível — que, por sua vez, pode ser classificada como ultravioleta, raios-x, micro-ondas, raios gama etc. Apesar de o espectro vivível pelos humanos apresentar as mesmas características que os demais tipos de radiação eletromagnética, os olhos conseguem perceber apenas uma pequena variedade de frequências refletidas pelos objetos.
Algumas câmeras tem um recurso pra evitar os olhos vermelhos
Para contornar esse problema, muitas câmeras contam com um sistema para evitar os olhos vermelhos. Se você possui um desses equipamentos, deve ter percebido que quando o dispositivo é acionado o flash dispara duas vezes. O primeiro flash faz com que as pupilas dos “modelos” no retrato se contraiam, e o segundo é disparado para iluminar a cena quando a fotografia é tirada.
Entretanto, se a sua câmera não conta com esse sistema, existem truques que podem ajudar. Um deles é contrair as pupilas imediatamente antes de ter a foto clicada — com a ajuda de uma fonte de luz, como a lanterninha do celular, por exemplo — ou, ainda, posicionar o flash longe da lente. Com esse segundo truque, aumentamos o ângulo com o qual a luz penetra em nossos olhos, diminuindo a chance de que ela seja refletida de volta para a lente.
Se o olho não sair vermelho é bom sinal?
Em muitos casos, não. O brilho branco pode indicar problemas oculares incluindo o retinoblastoma, um câncer ocular que deve ser tratado precocemente.
Navegação
Ajudam a tornar um site utilizável, permitindo acesso a funções básicas, como navegação de página e a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Estatísticas
Coletam dados e informações anonimamente sobre o uso do site. Dessa forma, nos ajudam a melhorar nosso site a partir dessas informações.
Marketing
Permitem que você compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais. E são usados para rastrear visitantes em sites. O objetivo é otimizar as campanhas publicitárias.
Preferências
Permitem que um site se lembre de informações que mudam a forma como ele é exibido, como armazenamento de moedas, o idioma de sua preferência ou a região em que você está localizado.