Ponteiros a laser não são brinquedos e podem causar danos à visão

Um menino na Grécia perdeu grande parte da visão em um olho depois de olhar diretamente para a luz de um ponteiro laser várias vezes, de acordo com um relatório publicado este mês no New England Journal of Medicine. Infelizmente, esse tipo de lesão é muito comum.

Pode ser muito difícil mensurar o quão poderoso é um ponteiro a laser. O poder do laser faz a diferença entre uma novidade inofensiva e um perigo ofuscante.

Nos Estados Unidos, o FDA (como a Anvisa no Brasil) regula os dispositivos a laser. O FDA fornece uma riqueza de informações básicas sobre lasers, dicas de segurança para os pais e orientações para os fabricantes.

Os produtos que contêm lasers geralmente são seguros quando usados ​​conforme as instruções. Mas as histórias frequentes de ferimentos sugerem que muitas pessoas ainda não sabem o que é seguro. O FDA fornece essas dicas para quem possui ou está pensando em adquirir um dispositivo a laser:

  • Nunca aponte ou faça um laser diretamente a ninguém, incluindo animais. A energia da luz de um laser direcionado para o olho pode ser perigosa, talvez até mais do que olhar diretamente para o sol;
  • Não aponte um laser para qualquer veículo, aeronave ou superfície brilhante. Lembre-se de que o efeito surpreendente de um feixe luminoso de luz pode causar acidentes sérios quando direcionado a um motorista em um carro, por exemplo, ou afetar negativamente alguém fazendo outra atividade (como praticar esportes);
  • Procure uma etiqueta IEC Classe I recomendada pela FDA nos lasers de brinquedo das crianças. A etiqueta diz “Produto Laser Classe 1”, que comunicaria claramente que o produto é de baixo risco e não em uma classe de laser de nível de emissão mais alta;
  • Não compre ponteiros a laser para crianças, nem permita que crianças as usem. Esses produtos não são brinquedos;
  • Não compre ou use qualquer laser que emita mais de 5mW de potência, ou que não tenha a potência impressa na rotulagem;
  • Consulte imediatamente um profissional de saúde se você ou uma criança suspeitar ou sofrer qualquer lesão ocular.

Abaixo você pode assistir a um vídeo em inglês sobre essas recomendações do FDA:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Dr. Marcos Ávila explica o que são moscas volantes

    O Dr. Marcos Ávila explica sobre as moscas volantes, aquelas manchas que flutuam no campo da visão e podem estar associa…

    Dr. Henrique Rocha explica como a tecnologia beneficia a oftalmologia

    Os avanços tecnológicos foram fundamentais para a oftalmologia como conhecemos hoje. Aqui no CBCO contamos com equipamen…

    Cegueira temporária pode ser causada por Smartphones

    O New England Journal of Medicine relatou os casos de duas mulheres que ficaram temporariamente cegas e apresentaram a p…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!