Estudo mostra diminuição de lágrimas em portadores de Olho Seco que usam lentes de contato

Estudo mostra diminuição no volume de lágrimas em portadores de Olho Seco que usam lentes de contato

Usuários de lentes de contato com sintomas de Olho Seco têm menos volume de lágrimas que usuários assintomáticos, diz estudo feito nos Estados Unidos.

“Mais da metade dos usuários de lentes de contato apresentaram sintomas de Olho Seco”, afirmaram os autores do estudo. “Alguns destes usuários reduziram o uso de suas lentes e alguns, inclusive, abandonaram este hábito. Mais de 15% daqueles que abandonaram as lentes de contato tinham Olho Seco, e aproximadamente 30% apresentaram um desconforto ocular”, completaram.

O estudo em perspectiva incluiu 60 pacientes atribuídos a três grupos de 20, eles estavam divididos da seguinte forma: usuários de lentes de contato gelatinosas com sintomas de Olho Seco, assintomáticos que usam lentes gelatinosas e assintomáticos que não usam lentes de contato. A maioria dos pacientes eram mulheres entre 21 e 24 anos. Nenhum paciente tinha histórico de uso de colírios e/ou lágrimas artificiais.

O estudo foi conduzido por dois dias consecutivos. No primeiro dia, os pacientes se submeteram à tomografias de coerência óptica (OCT) por 30 minutos depois da inserção das lentes. No segundo dia, os pesquisadores analisaram as imagens de OCT antes da inserção das lentes de contato, imediatamente depois da inserção das lentes e com 30 minutos de uso.

Pacientes do primeiro grupo tiveram uma significativa baixa no volume de lágrimas, em comparação aos outros dois grupos, imediatamente após a inserção da lente e 30 minutos depois. O volume d lágrimas diminuiu imediatamente depois da inserção das lentes nos três grupos. Entretanto, os pacientes do primeiro grupo tiveram o menor volume de lágrimas dos três grupos.

Fonte: Portal OSN.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Dr. José Beniz assume cadeira na Academia Goiana de Medicina

    O Chefe dos Serviços de Córnea e Uveítes do CBCO, Dr. José Beniz Neto é o mais novo integrante da Academia Goiana de Med…

    Trabeculectomia pode ajudar a controlar progressão do glaucoma

    Procedimento é um dos principais utilizado no controle da doença. Todavia, o sucesso de método depende de indicação prec…

    Coçar os olhos pode alterar o grau dos seus óculos

    Um hábito tão comum quanto coçar os olhos pode causar sequelas nos olhos. Especialmente pessoas com ceratocone não podem…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!