Coçar os olhos pode alterar o grau dos seus óculos

Um hábito tão comum quanto coçar os olhos pode causar sequelas nos olhos.
Especialmente pessoas com ceratocone não podem coçar os olhos sob o risco de terem a doença agravada. Não só nesses casos mas também os casos de astigmatismo e miopia correm risco ao se coçar os olhos.
Segundo a Dra. Camila Geraissate, “coçar os olhos pode esticar as fibras do olho e podem causar afinamento da córnea, fato já agravado pelo ceratocone”.
Os principais sintomas do ceratocone são visão borrada, visão dupla ou sobreposta, deformação de luzes e fotofobia. Em alguns casos de ceratocone, o grau fica tão irregular que não é possível corrigi-los com o uso de óculos. Um dos tratamentos do ceratocone é o uso de lentes de contato. No entanto quando a córne fica pontuda demais, a lente salta dos olhos. E então passa-se a indicar a cirurgia.
Das indicações cirúrgicas, o crosslinking consiste no enrijecimento de fibras do colágeno corneano, protegendo as membranas e evitando a progressão da doença. Outra indicação cirúrgica é o anel de ferrara, uma órtese que visa regularizar a superfície corneana e corrigir a irregularidade causada pelo ceratocone.
O fato mais difícil é que coçar parece um vício e quando a pessoa coça os olhos, ela quebra as membranas de mastócitos nessa região dos olhos. A degradação dessas células causa mais vontade ainda de coçar os olhos. Então é de fundamental importância eliminar os fatores que causam a coceira, como não ter contato com produtos que causem alergia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Entenda o que é a Cirurgia Refrativa

    Entenda o que é Cirurgia Refrativa com o Dr. Ricardo Rezende.   https://www.youtube.com/watch?v=mlqk4J8xQxY…

    UFG desenvolve aplicativo de olho eletrônico para pessoas cegas

    O Objetivo é descrever situações em tempo real para que deficientes visuais possam se localizar com facilidade. Com a fi…

    O uso da tecnologia na Cirurgia Refrativa

    Dr. Rezende fala sobre as tecnologias e como elas estão impactando nos métodos cirúrgicos para corrigir erros refrativos…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!