Cegueira monocular pode ser eliminada na infância

Cegueira monocular ocorre quando a pessoa enxerga não enxerga com um dos olhos.

Segundo o Dr. Edison Geraissate, grande parte das crianças que frequentam seu consultório são portadoras de ambliopia (baixa de visão em um olho que não se desenvolveu adequadamente na infância) e estão em tratamento para que no futuro possam ser adultos com visão plena.

O que ocorre com essas crianças é que os olhos ainda estão aprendendo a enxergar. Um processo que muita gente não imagina é que as crianças aprendem a enxergar e quanto mais o tempo passa, mais esse processo se cristaliza. Se um dos olhos não aprender a enxergar, o paciente será um adulto com visão monocular, ou seja, que só enxerga com um dos olhos. E na fase adulta, essa cegueira é irreversível.

Em geral, as crianças têm os olhos pequenos (internamente), o que causa um defeito refrativo, como a hipermetropia (dificuldade em ver de perto). Se a criança tem o mesmo grau de hipermetropia nos dois olhos, esses órgãos acompanharão seu crescimento e, caso seja um grau pequeno, vai aprender a enxergar com ambos olhos. Já se o grau da hipermetropia for diferente em ambos os olhos, o cérebro vai focar no olho mais cômodo e ignorar o outro olho. Chamamos essa diferença de ambliopia.

Visualmente, quando vemos uma criança amblíope, não percebemos nenhum problema. Afinal, o olho que enxerga nos dá a impressão que ela enxerga com os dois olhos. O Dr. Geraissate, chefe do Departamento de Estrabismo do CBCO, afirmou que essa situação é tão comum que há médicos oftalmologistas cujos filhos passaram por esse problema e o mesmo não foi detectado.

O trabalho do chefe do Departamento de Estrabismo se concentra em desenvolver soluções para que seus pacientes “aprendam” a enxergar e não para que “voltem” a enxergar, pois eles ainda não aprenderam a ver. Todas as soluções viáveis são tomadas para que o desenvolvimento da criança possa ser normalizado: desde o uso de tampões, óculos com graus corretivos até cirurgias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Benefícios da cirurgia refrativa a laser

    Assista ao vídeo e entenda mais sobre os benefícios do procedimento refrativo com o Dr. Ricardo Rezende.   ht…

    Estudo mostra diminuição de lágrimas em portadores de Olho Seco que usam lentes de contato

    Estudo mostra diminuição no volume de lágrimas em portadores de Olho Seco que usam lentes de contato Usuários de lentes …

    Quando o uso de colírios pode fazer mal?

    Você sente necessidade de usar colírios para os olhos constantemente? É preciso tomar muito cuidado com esse hábito. …

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!