Novo colírio pode inverter as consequências do glaucoma

Cientistas italianos estão trabalhando desde antes de 2009 em um estudo sobre um novo colírio que pode ser capaz de reverter os sintomas do glaucoma.
Divulgado no Proceedings of the National Academy of Science, revista especializada em artigos científicos, o estudo contou com pesquisadores da Universidade de Roma.
Eles, inicialmente, utilizavam o colírio para o tratamento de ratos, que apresentavam sintomas da doença ocular, com sucesso. Os animais que receberam o colírio, que tinham crescimento neural, mostraram diminuição dos níveis de morte de células ganglionares da retina (RGC, veja foto), quando comparadas às que não foram tratadas.
Os pesquisadores explicaram que o fator de crescimento do nervo parece desencadear alterações químicas dentro das células que, em seguida, os impede de morrer devido às seqüelas. No entanto, eles confirmaram que o crescimento do nervo não poderia ajudar os RGCs que já haviam morrido.
As novas utilizações do colírio foram posteriormente testadas em três pessoas, cuja visão apresentava sinais de deterioração progressiva apesar da pressão intra-ocular ter os seus níveis inicialmente controlados. Os investigadores descobriram que a visão de dois pacientes melhorou após a recepção do medicamento, enquanto o terceiro se estabilizou.
O estudo apontou que a melhoria da visão durou até 18 meses após a administração do colírio.
“Embora a neuroproteção no glaucoma já tenha sido testada com vários compostos, esta é a primeira vez que uma melhora na função visual é observada em pacientes com lesão avançada do nervo óptico”, afirma o pesquisador Dr. Stefano Bonini.

Fonte: Optometry Today
Imagem: infoescola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    60% das causas de cegueira infantil são evitáveis

    O último levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia aponta que 43% das crianças cegas no mundo perderam a visão…

    Efeito ‘Halo’ é comum após cirurgia ocular Lasik

    Nove entre 10 pacientes de cirurgia ocular a laser Lasik relatam satisfação com os resultados da cirurgia. Mas uma porce…

    Ponteiros a laser não são brinquedos e podem causar danos à visão

    Um menino na Grécia perdeu grande parte da visão em um olho depois de olhar diretamente para a luz de um ponteiro laser …

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!