Mulher com super-visão enxerga 99 milhões de cores a mais

A neurocientista da Universidade de Newcastle Gabriele Jordan estuda pessoas com visão sobre-humana há mais de 20 anos. Ela encontrou uma mulher que consegue enxergar 99 milhões de cores a mais que pessoas com a visão humana comum. A identidade da mulher não foi revelada. Sabe-se apenas que ela é médica do norte da Inglaterra.

A visão é um dos sentidos mais complexos de serem estudados. Os olhos percebem as cores através de células chamadas cones oculares. A maioria dos seres humanos possui três tipos de cones e são tricromáticas. Pessoas com deficiência visual total têm apenas dois tipos de cones e são dicromáticas.

A mulher estudada é tetracromática e tem a capacidade de enxergar cores mais profundamente que as outras pessoas. A pesquisadora e sua equipe encontraram diversos tetracromáticos, mas apenas uma passou no teste. A prova incluía mostrar três círculos coloridos com um diferencial que apenas um verdadeiro tetracromático poderia detectar.

A dúvida agora é por que apenas uma mulher tem o olhar diferenciado e as outras, que também possuem quatro cones, não?

Em entrevista à revista Discover a estudiosa comentou: “Agora sabemos que os tetracromáticos existem. Mas não sabemos o que torna alguém um tetracromático funcional sabendo que muitas outras mulheres possuem os quatro cones, mas não têm o diferencial.”

E os homens? Segundo pesquisas de 1948, do holandês HL de Vries sobre daltonismo, essa alteração que aparecia frequentemente nas famílias, não afetava as mulheres.

Fonte: revista Galileu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Alongamento de cílios e os efeitos nos olhos

    O alongamento ou o uso de cílios postiços valoriza o olhar. Entretanto, o primeiro cuidado é escolher um profissional es…

    Pulsoterapia com corticóide em fribrose sub-retiniana progressiva

    Confira aqui o artigo Pulsoterapia com corticóide em fribrose sub-retiniana progressiva, um estudo dos oftalmologistas e…

    Porque saímos com olhos vermelhos nas fotos

    Quando o flash da câmera é disparado, as pupilas não têm tempo suficiente para reagir e contrair, permitindo a entrada d…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!