Substâncias encontradas no cháverde – uma fonte bastante conhecida como sendo rica em antioxidantes e com propriedades terapêuticas – também podem beneficiar a saúde dos olhos.
Uma pesquisa feita por Chi Pui Pang, da Universidade de Hong Kong, e publicada no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry, afirma ser a primeira a documentar como o cristalino, a retina e outros tecidos do olho absorvem as substâncias contidas no cháverde – como as chamadas catequinas – e que podem proteger contra o glaucoma e outras doenças.
Para Pang, além das catequinas, outras substâncias, como as vitaminas C e E, a luteína e a zeaxantina, também têm a capacidade de proteger a saúde dos olhos.
O pesquisador afirma, entretanto, que ainda não se tem certeza de como as catequinas presentes no chá verde são absorvidas pelo aparelho gastrointestinal e chegam às estruturas do olho.
A pesquisa da equipe de Pang foi feita usando modelos animais (ratos criados em laboratório) e que consumiram cháverde durante um período de tempo. As análises dos tecidos dos olhos desses modelos animais foram então analisadas e mostraram que as substâncias do chá haviam chegado, de alguma maneira, às estruturas celulares. As catequinas, por exemplo, continuavam presentes nos tecidos oculares mesmo após o consumo ter sido interrompido há mais de 20 horas.
“Nossos resultados indicam, sem sombra de dúvidas, que o consumo do cháverde pode proteger os olhos do estresse oxidativo, beneficiando a saúde desses”, concluem os pesquisadores.
Fonte: UOL