Moscas volantes e flashes

Algumas pessoas se queixam de perceber pequenas manchas ou “mosquitos” que se movem em seu campo de visão. São as chamadas moscas volantes, visíveis principalmente quando o paciente mira uma superfície uniforme e plana, como o céu azul ou uma parede branca, ao fundo. São pequenas condensações da “gelatina” do olho, o corpo vítreo, um fluido gelatinoso e transparente que preenche a cavidade interna do globo ocular (Fig 1). Embora observadas na frente da visão, elas estão na verdade neste fluido interior do olho, e são vistas como sombras pela retina (parte do fundo do olho, sensível à luz) (Fig 2). Muitas pessoas vêem estas pequenas manchas desde jovens, sendo normais caso não se modifiquem abruptamente.

Desenho esquemático do olho

Fig 1

As moscas volantes podem se apresentar em forma de pequenos pontos, círculos, linhas ou teias de aranha. Elas podem provocar preocupações quando aparecem subitamente. Neste caso, o paciente deverá procurar imediatamente um oftalmologista, que, através do exame de fundo de olho, determinará se é algo grave ou, como ocorre na maioria das vezes, apenas um processo de degeneração vítrea de pouca importância. O corpo vítreo tende a se contrair com o tempo e, assim, separar-se da retina (descolamento posterior do vítreo), quando podem aparecer moscas volantes. Este é um fenômeno comum em indivíduos com mais de 50 anos, em pacientes míopes e também naqueles submetidos a cirurgias intraoculares, sem que seja manifestação de um caso sério de saúde ocular.

Vítreo liquefeito com moscas volantes

Fig 2

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

    LEIA MAIS PUBLICAÇÕES

    Teste de acuidade visual em crianças

    Assim como no início do ano os pais organizam o material escolar e programam o início do ano para os filhos, há algumas …

    A importância do diagnóstico visual precoce do bebê

    Você sabe por que é tão importante fazer o teste do olhinho no seu bebê? A maioria das doenças oftalmopediátricas, como …

    A luz azul das telas dos smartfones acelera a cegueira, revela estudo

    Luz de dispositivos digitais desencadeia criação de molécula tóxica na retina que pode causar degeneração macular Cienti…

    confira nosso instagram

    Av. T-2, n 401 - Setor Bueno
    CEP 74.210-010 - Goiânia - GO CNPJ: 00.250.178/0001-90

    Horário de Funcionamento

    Segunda a sexta das 08h às 18h – Atendimento de Urgência 24h

    Redes Sociais

    CBCO – Hospital de Olhos:

    Responsável Técnico: Dr. Arnaldo Cialdini – CRM/GO 5526 – RQE 949

    © Copyright 2021 | CBCO - Todos os direitos reservados.

    Fale Conosco Agora!