O Conselho Federal de Medicina (CFM) homenageou um dos expoentes da oftalmologia brasileira nesta quinta-feira (9). O Professor Dr. Marcos Ávila recebeu a comenda CFM Oswaldo Cruz em reconhecimento ao seu trabalho realizado ao longo dos anos no campo da pesquisa científica voltada ao avanço do atendimento médico. Criada em 2019, essa foi a primeira vez que a Comenda foi efetivamente entregue, pois não houve cerimônias em 2020, 2021 e 2022 por conta da pandemia.
O oftalmologista foi um dos seis mestres que receberam honrarias da autarquia a personalidades que se destacaram em campos como ensino, ações sociais, humanidades, artes e assistência. Além dele, foram agraciados: Viriato Moura (Medicina, Literatura e Artes); Mauro Asato (Medicina e Ensino Médico); Antônio Lopes Miranda (Medicina e Assistência); Monique Bourget (Medicina e Humanidades) e Eloísa Bonfá (Medicina e Responsabilidade Social).
Reconhecimento
Marcos Ávila é reconhecido, nacional e internacionalmente, pelas pesquisas científicas realizadas nos últimos 30 anos na área de Clínica e Cirurgia de Retina e por seu trabalho social. Para o especialista homenageado, esse reconhecimento é uma inspiração para “levar adiante um projeto que coloca a saúde ocular em prioridade, sobretudo no campo da saúde pública”.
Graduado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ávila fez residência médica no Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro. Em seguida, cursou fellowship em Doenças Vítreo Retinianas, na Harvard Medical School e Retina Foundation, em Boston, Estados Unidos, e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também fundou e é diretor-geral do Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF), ligado à Universidade Federal de Goiás.
Políticas
Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), esteve presente na solenidade e agradeceu pessoalmente a dedicação de Marcos Ávila ao avanço da oftalmologia brasileira. “A cada dia o CBO se torna mais representativo na construção de políticas públicas. Da saúde suplementar ao SUS, temos construído pontes para atender as demandas da população, além defender a dignidade do trabalho dos oftalmologistas em todo o País”, declarou.
Além do presidente do CBO, a 1ª Secretária do Conselho, Wilma Lelis, também acompanhou a solenidade. Na oportunidade, ela referenciou o trabalho realizado pelo homenageado. “Hoje o CFM homenageia Marcos Ávila e nós, oftalmologistas brasileiros, o agradecemos. Sua dedicação ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia é inspiradora e de extrema importância para o fortalecimento da especialidade”. Ao final da solenidade, Marcos Ávila enviou um recado aos oftalmologistas brasileiros. “Esperamos que nos próximos anos nós continuemos unidos em prol de uma saúde ocular no Brasil cada vez mais acessível. Vamos seguir trabalhando para que a população tenha acesso a um serviço de qualidade, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde”, afirmou o homenageado.
Justificativa para as comendas
O Conselho Federal de Medicina (CFM) vem publicamente homenagear grandes médicos e figuras públicas brasileiras que se destacaram pelo compromisso político, técnico, ético, acadêmico, humanitário e social com a medicina, a sociedade e os pacientes.
Por meio da Resolução CFM nº 2.329/2023 foram criadas seis comendas entregues a personalidades com destacada atuação em diferentes campos da vida no País. Essas comendas materializam uma homenagem permanente às importantes figuras da medicina nacional que lhes emprestam o nome.
São eles: os médicos Fernando Figueira, Mario Rigatto, Moacyr Scliar, Clementino Fraga Filho, Oswaldo Cruz e Zilda Arns Neumann, com destacado desempenho nas áreas das quais são patronos (respectivamente, Medicina e Ensino Médico; Medicina e Humanidades; Medicina, Literatura e Arte; Medicina e Assistência; Medicina e Pesquisa; e Medicina e Responsabilidade Social).
Além disso, para homenagear aqueles que, mesmo sem possuírem formação médica, se dedicam ao auxílio e à melhoria dessa profissão e da assistência nas área da saúde, foi criada a comenda Amigo da Medicina.
Por que Comenda Oswaldo Cruz?
Reconhecer publicamente médicos com trabalho consolidado no campo da pesquisa médica.
Síntese biográfica de Oswaldo Cruz
Oswaldo Cruz foi um importante médico sanitarista e tornou-se um dos grandes nomes da saúde pública no Brasil. Sua primeira significativa contribuição foi no ano de 1894, diante da epidemia de cólera que afetava a região do Vale do Paraíba, caso que foi solucionado por seu trabalho em parceria com Eduardo Chapot-Prévost.
Em 1899, Oswaldo foi convidado a analisar o surto epidêmico de peste bubônica na cidade de Santos em São Paulo. Diante desse desafio, a atuação de Oswaldo foi fundamental para a produção do soro antipestoso utilizado como tratamento na época.
Em virtude do seu trabalho na produção do soro antipestoso, foram desenvolvidas duas importantes instituições sanitárias no Brasil: o Instituto Butantan em São Paulo e o Instituto Soroterápico Federal, no Rio de Janeiro.
De lá para cá, o trabalho de Oswaldo Cruz solucionou as epidemias de varíola, febre amarela e peste bubônica.
Agradecimentos
É com muita alegria e orgulho que toda a Família CBCO agradece e reconhece todo o empenho e dedicação do nosso caro Professor Dr. Marcos Ávila. Além de um excelente médico oftalmologista com destaque internacional no tratamento das doenças da retina, o senhor também um líder único e muito humano, o qual nos inspira a ser melhor a cada dia. Parabéns!