Durante o exame, eletrodos específicos são colocados em locais apropriados ao longo da via visual para medir as respostas provocadas pela luz quando esta estimula o olho.
Seus tipos são:
- Exame PVE de Varredura
Tem a finalidade de avaliar a visão de detalhes em suspeita de doença ocular ou perda visual. O exame mede a atividade elétrica cerebral enquanto enxergamos.
Durante o exame, eletrodos de pele são fixados com pasta condutora no couro cabeludo. O paciente é posicionado em frente a estímulos apresentados em um monitor, enquanto são captadas as respostas elétricas cerebrais. Ele deverá estar de óculos, caso tenha sido prescrito pelo oftalmologista. Não há necessidade de sedação e nem de dilatação das pupilas.
- PVE (potencial visual evocado) por padrões
Realiza o registro de minúsculos sinais elétricos gerados pela complexa rede de processos fisiológicos que resultam na percepção de um objeto. Para realizar o exame, eletrodos de pele são posicionados na cabeça e o paciente é posicionado em frente a uma cúpula que emite flashes luminosos para a avaliação do processamento visual de luz.
- O PVE por FLASH e por padrões reversos
Permite o uso de cadeiras de rodas e cadeiras utilizadas para pacientes com paralisia cerebral. O CBCO possui cúpula móvel para crianças que permite fazer o exame no colo do responsável. O exame é realizado sem dilatação das pupilas, é não invasivo e indolor, e também não é feito o uso de sedação.
- PVE por varredura ou (sweep)
- ERG (eletrorretinograma) campo total (com anestesia)