Óculos ruim é pior que nenhum óculos

Os olhos são a região mais exposta do corpo, recebem muita luz – principalmente no verão – e têm 15 vezes mais terminações nervosas que as pontas dos dedos, por exemplo. Para cuidar da saúde da visão, portanto, é preciso usar óculos de sol corretos.
Usar de um óculos de sol de má qualidade chega a ser pior do que não usar óculos escuro. Lentes ruins podem causar lesões oculares, além de desconforto e menor qualidade visual.
Quando os olhos ficam expostos à luz do dia, as pupilas se dilatam. Sem a proteção adequada contra os raios solares, os olhos ficam ainda mais vulneráveis.

proteção ultravioleta - como funciona

Escolha um óculos que te deixe feliz e confiante, a um preço justo e adequado ao seu orçamento. Só não se esqueça que o nosso rosto tem outras funções além de ser atraente, tipo enxergar. Óculos de qualidade fazem as duas coisas muito bem, permitindo que você veja bem e seja bem visto.
O principal objetivo da lente é a proteção contra a radiação ultravioleta e contra outros comprimentos de onda de luz nocivos. Sem nenhum tipo de proteção, a lente escura pode ser até pior, pois faz com que os olhos deixem de usar alguns mecanismos de defesa e recebam ainda mais esses raios.

A radiação ultravioleta (UV) pode causar danos no tecido do olho. A luz do sol queima os nossos olhos, da superfície até a retina. Esses danos podem resultar em doenças na córnea e superfície ocular, formação de catarata e degeneração da retina.

Óculos escuros podem prevenir este dano, mas nem todos garantem o mesmo nível de proteção. UV 400 significa que essas lentes bloqueiam comprimentos de onda menores que 400 nm/0, que inclui todos os raios UVA e UVB. Procure por óculos com alto fator de proteção (pelo menos 98%) contra raios ultravioletas (UVA e UVB) ou proteção UV 400.

A principal função dos óculos escuros é proteger mecanicamente os olhos contra os raios ultravioleta (UV) A e B. E os maiores problemas provocados a longo prazo por uma exposição em excesso ocorrem na retina, localizada no fundo do olho. É o caso de uma doença chamada degeneração macular relacionada à idade.
Os raios UV também podem favorecer a formação de pterígio, uma pele sobre a conjuntiva (membrana que reveste a superfície da córnea) que causa ardor na córnea (lente externa do olho), sensação de areia e pode avançar para o centro da visão. Países tropicais têm mais incidência da doença.
A catarata, que é a perda de transparência do cristalino – o que torna a visão turva –, é outro problema que costuma ocorrer em maior quantidade e mais precocemente em indivíduos expostos ao sol demais e sem proteção.

Tamanho dos óculos
Em relação ao tamanho dos óculos, aqueles grandes de “madame” são os melhores. É uma moda maravilhosa, porque protege bem a borda da pálpebra, onde pode ocorrer câncer em idosos. Quanto ao material, as lentes de policarbonato são uma boa opção, por serem leves e resistentes.

Cor da lente dos óculos
O marrom e o fumê são indicados para dias claros, pois realçam contrastes e detalhes.
As lentes laranja e amarelas também destacam contrastes e profundidade. São ideais para usar de manhã, no fim do dia ou quando chove. Os óculos azuis, da mesma forma, servem para o fim da tarde e o tempo encoberto. Já os vermelhos e rosa têm um caráter mais fashion e podem ser usados em momentos variados.
O verde-escuro, muito adotado por militares, permite uma boa percepção de cores e um contraste adequado em ambientes com pouca iluminação. Já o cinza, por ser neutro, é melhor em locais de intensa luminosidade.

Fonte: G1 e soqueriaterum

Óculos ruim é pior que nenhum óculos

Gostou da matéria ou tem alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário.


Outras Notícias

05/12/2017
Óculos ruim é pior que nenhum óculos
Óculos ruim é pior que nenhum óculos

Os olhos são a região mais exposta do corpo, recebem muita luz – principalmente no verão – e têm 15 ...

01/12/2017
1º dia de dezembro é comemorado o dia mundial de luta contra a Aids. A doença atinge também estruturas oculares.
1º dia de dezembro é comemorado o dia mundial de luta contra a Aids. A doença atinge também estruturas oculares.

O diagnóstico da Aids pode surgir a partir de manifestações oculares Com o aumento do número de casos de aids, verificado ...

24/10/2017
Dr Roberto Limongi é eleito Presidente da SBCPO
Dr Roberto Limongi é eleito Presidente da SBCPO

O Dr Roberto Limongi participou do Congresso Brasileiro de Oftalmologia promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia que ocorreu em Fortaleza ...

Direitos de Uso | Todos os direitos reservados © 2016 - CBCO