Lentes de Contato

lente de contato a ser colocada sobre o olhoAs lentes de contato são discos de plástico finos e transparentes colocados na córnea. Como os óculos, elas corrigem erros de refração, como miopia (visão de perto) e hipermetropia (visão de longe). Com essas condições, o olho não focaliza a luz diretamente na retina como devia, o que resulta em visão embaçada. As lentes de contato são feitas com base no problema de visão, para ajudar o olho a focalizar a luz diretamente na retina.
As lentes de contato estão mais próximas da visão natural que os óculos. Elas se movimentam com seu olho e corrigem o erro de refração mais próximo do olho para permitir um campo mais natural de visão. Elas não atrapalham sua linha de visão, como os óculos. As lentes podem ser usadas o dia todo, ou mesmo por várias semanas, para que não seja necessário se preocupar em colocá-las e tirá-las.
As lentes de contato grudam na camada de fluido da lágrima que flutua na superfície do olho. A pressão das pálpebras também as mantém no lugar. À medida que piscamos, o olho libera lubrificação para a córnea e ajuda a expulsar quaisquer impurezas que possam ter ficado presas na lente.
A seguir, veremos alguns problemas de visão e como as lentes de contato podem corrigi-los.

Tipos de lentes de contato

Originalmente, todas as lentes de contato eram feitas de um plástico duro chamado polimetil metacrilato (PMMA). Esse é o mesmo plástico usado para fazer o Plexiglas. Mas as lentes rígidas não absorvem a água, o que é necessário para ajudar o oxigênio a passar pela lente para a córnea. Como o olho precisa de oxigênio para se manter saudável, as lentes rígidas podem provocar muita irritação e desconforto em quem as usa. A vantagem dessas lentes é que elas são relativamente fáceis de limpar, pois a bactéria não consegue ficar nelas.
As lentes de contato não rígidas são mais flexíveis e mais fáceis de usar que as lentes rígidas, pois são feitas de plástico flexível e semelhante ao gel. As lentes flexíveis são hidrofílicas e absorvem a água. Isso permite que o oxigênio flua para o olho e torna as lentes flexíveis e mais confortáveis de usar. Muitas empresas rotulam suas lentes de contato flexíveis como “respiráveis”, pois elas transmitem uma alta quantidade de oxigênio para o olho. Deixar que mais oxigênio chegue ao olho significa que você pode usar lentes de contato flexíveis por períodos mais longos e com menos chance de irritação.
Vários tipos diferentes de lentes de contato flexíveis estão disponíveis:

  • de uso diário – você as retira toda noite, antes de dormir;
  • de uso ampliado – você pode usá-las por vários dias ou semanas, sem retirá-las;
  • descartáveis – você pode usar essas lentes durante um dia, uma semana, ou mesmo várias semanas, antes de jogá-las fora;
  • coloridas ou cosméticas – essas lentes mudam a cor de seus olhos ou os deixa coloridos para melhor visão em ambientes externos. Outras lentes cosméticas mudam drasticamente a aparência do olho. Muitas pessoas as utilizam para o teatro ou para o Halloween;
  • de proteção ultravioleta (UV) – essas lentes protegem contra os raios ultravioletas danosos do sol;
  • que refazem a forma da córnea – você usa essas lentes durante a noite e elas gradualmente refazem a forma da córnea para corrigir sua visão. Quando você as tira, pode ver com clareza temporariamente sem lentes de contato.

As lentes rígidas e permeáveis ao gás, que foram desenvolvidas no final dos anos 70, são feitas de uma combinação de PMMA, silicone e fluoropolímeros (um tipo de plástico poroso). Essas lentes combinam algumas das características de lentes de contato rígidas e flexíveis. Elas são mais duráveis que as lentes flexíveis, mas ainda permitem que o oxigênio passe para o olho, tornando-as mais confortáveis de usar que as lentes rígidas. Como elas não contêm água, têm menor probabilidade de desenvolver bactérias e provocar infecções que as lentes flexíveis. A rigidez das lentes fornece uma visão mais clara e mais nítida.
Super lentes para estrelas do esporte
Os atletas precisam de equipamento especial para obter seu melhor desempenho, e a visão não é exceção. Sem essas lentes de contado personalizadas, Mark McGwire não conseguiria ter visto uma bola de beisebol passando por cima da placa, imagine então quebrar o recorde de home runs de Roger Maris. A visão de McGwire é de 20/500, mas com as lentes ele tem visão de 20/10. As lentes de contato de Mark McGwire são especiais: elas não apenas corrigem sua visão, mas a tornam mais precisa e mais nítida que o normal.
Novas lentes de contato coloridas para o esporte filtram certos comprimentos de onda de luz para tornar os detalhes visuais mais precisos para os atletas. Elas também reduzem o brilho do sol e protegem os olhos do atleta dos raios UV danosos. As lentes vêm em cor de âmbar e em verde acinzentado. A cor de âmbar funciona melhor para esportes de movimentos rápidos, como o baisebol e o futebol. Ela bloqueia qualquer luz azul perturbadora e acentua os vermelhos. O verde acinzentado é melhor para esportes de movimentos lentos, como o golfe, que são jogados na luz do sol.


Gostou da matéria ou tem alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário.


Outras Especialidades

12/08/2015
Córnea e Refrativa
12/08/2015
Lentes de Contato
25/02/2016
Neuro-oftalmologia
Direitos de Uso | Todos os direitos reservados © 2016 - CBCO