Ceratocone

Ceratocone é a alteração da córnea que provoca um afinamento progressivo de sua porção central e conseqüente baixa de acuidade visual. Esta pode ser moderada, severa e até impercerptível em estágio inicial.
O tempo de evolução da doença é variável e inicia-se, geralmente, na adolescência. Afeta homens e mulheres na mesma proporção e na grande maioria dos casos prejudica os dois olhos.

Quais são os sintomas do ceratocone?

O primeiro sintoma é o embaçamento da visão, e geralmente desenvolvem-se, também, miopia e astigmatismo. Fotofobia, leve pulsação corneal, lacrimenjamento, dor e redução do brilho corneano também caracterizam esta doença.

Como se faz o diagnóstico do ceratocone?

A identificação de um ceratocone é fácil quando este se encontra em estágio moderado ou avançado. Porém, em fases iniciais, o diagnóstico torna-se mais difícil, requerendo uma cuidadosa história clínica, medidas da acuidade visual, refração e modernos exames complementares.

O tratamento do Ceratocone

Em estágio inicial, o uso de lentes corretivas pode regular os problemas de visão decorrentes do ceratocone. Porém, com seu agravamento, esse recurso torna-se insuficiente e o transplante de córnea é recomendado.
O tratamento cirúrgico do ceratocone pode ser realizado através de Ceratoplastia penetrante, Ceratoplastia lamelar, Excimer laser e Intacs, modernos procedimentos de remoção e correção da córnea.


Gostou da matéria ou tem alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário.


Outras Doenças

17/03/2016
Moscas Volantes

Algumas pessoas se queixam do incômodo causado pelo aparecimento de pequenas manchas em seu campo de visão. Essa impressão pode ser causada pelas moscas volantes, que são pequenas condensações do ...

10/07/2016
Descolamento de Retina

A retina é uma membrana delicada que reveste a parte posterior do olho, sendo responsável pela captação e envio de imagens ao cérebro. É mantida em seu local por um ...

10/04/2016
Conjuntivite

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. O branco do olho (esclera) é ...

Direitos de Uso | Todos os direitos reservados © 2016 - CBCO