Coágulo de sangue no olho

Em algum momento da vida, podemos notar a presença de pequenas manchas de sangue na parte branca do olho, que normalmente é chamado pelos oftalmologistas como: hiposfagma. O nome parece feio, mas a presença de “sangue coagulado”, ou de uma leve hemorragia, localizada embaixo da conjuntiva ou de outras camadas que compõem estruturas do olho, usualmente, cursam com mudança de cor gradual e consequente desaparecimento, apos algumas semanas.
Existem casos específicos, em que a presença do sangue na parte visível do olho, pode estar associada a dor e outras doenças, que devem ser analisadas e tratadas, depois de uma anamnese e exame oftalmológico completos.
A anatomia minúscula e extremamente delicada do olho, contendo vasos muito finos e sensíveis, pode sofrer alterações em casos de: forca exercida diretamente sobre os olhos (coceira excessiva), mau ou pouco funcionamento do intestino, Diabetes mellitus, aumento da pressão sanguínea sistêmica, estresse elevado, tossir ou espirrar de forma abrupta e intensa, uso de medicações antiplaquetárias (que “afinam” o sangue), desordens de coagulação, algumas infecções oculares e deficiência de Vitamina K.
Alguns sintomas podem estar associados à hemorragia subconjuntival: desconforto, como sensação de corpo estranho presente ou irritação ocular, dor local, visão levemente borrada e sensação de ingurgitamento.
A melhora da vermelhidão focal ocular, acontece de forma progressiva, com duração de ate meses, para dissolução completa da hemorragia subconjuntival e deve sempre ser evitado esfregar os olhos. Caso haja sintomas específicos como os descritos anteriormente, procurar imediatamente um oftalmologista para exames complementares e medicações apropriadas.

Dra. Camila Ávila

coagulo de sangue no olho

Coágulo de sangue no olho

Gostou da matéria ou tem alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário.


Outras Notícias

10/01/2018
O universo das pesquisas sobre retina
O universo das pesquisas sobre retina

Dr. Marcos Ávila vem pesquisando, há anos e sem interrupção, as doenças da mácula, a parte central da retina. O ...

08/01/2018
Cientistas afirmam que a causa da dislexia está nos olhos
Cientistas afirmam que a causa da dislexia está nos olhos

Em pessoas com a dislexia, células receptoras de luz são dispostas em padrões correspondentes em ambos os olhos, o que ...

05/12/2017
Óculos ruim é pior que nenhum óculos
Óculos ruim é pior que nenhum óculos

Os olhos são a região mais exposta do corpo, recebem muita luz – principalmente no verão – e têm 15 ...

Direitos de Uso | Todos os direitos reservados © 2016 - CBCO