Transplante de córnea

É a cirurgia de reposição da cobertura transparente do olho (córnea) danificada e com perda da transparência.
O Transplante de Córnea é a substituição de uma córnea doente por outra sadia, fornecida por um doador, para que se possa restabelecer a capacidade visual.
As cirurgias costumam ser realizadas sob anestesia local e sem necessidade de internação, paciente em estado consciente e livre de dores. Remove-se a córnea danificada e sutura-se um enxerto corneano no local. Ao final do processo, o paciente recebe um curativo que poderá permanecer por alguns dias ou ser substituído por uma lente de contato terapêutica.

O que é Córnea?

A córnea é a camada mais externa do globo ocular e, associada à ação do cristalino, focaliza a imagem adequadamente sobre a retina. Ela funciona como uma lente e é comprometida a medida em que vai perdendo sua transparência. A opacidade da córnea prejudica a visão, deixando-a turva e dificultando a percepção de formas.

Como ocorre a doação de córnea?

As doações de tecidos para o transplante de córnea são feitas por pacientes em estado próximo à morte e mantidas em um “banco de olhos”. Ainda que, na maioria dos casos, os tecidos transplantados corram o risco de serem rejeitados pelo organismo por serem considerados “material estranho”, o suprimento de sangue da córnea, por ser muito limitado, reduz em muito este risco, fazendo com que a maior parte dos transplantes apresente ótimos resultados durante muitos anos.

Indicações do Transplante de Córnea

Deve ser realizado em último caso, quando todos os recursos de tratamento clínico foram descartados. Os resultados costumam ser positivos quando realizados por profissionais qualificados e por meio de equipamentos avançados.
Recomenda-se o transplante de córnea em caso de:

  • infecção, lesão, dano ou marcas por cicatriz graves da córnea;
  • casos de descompensações corneanas após cirurgias,cicatrizes ou doenças hereditárias;
  • córneas que não mais possibilitem a passagem da luz (opacas).
Transplante de córnea

Gostou da matéria ou tem alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário.


Outras Cirurgias

19/08/2015
Catarata
Catarata

Foi-se o tempo em que a cirurgia de catarata era realizada quando uma pessoa estava praticamente cega, com a catarata ...

19/08/2015
Atualizações em lentes introculares
Atualizações em lentes introculares

As primeiras lentes intraoculares (LIO) foram propostas e implantadas por Harold Ridley, em 1949. Elas eram feitas de polimetilmetacrilato (PMMA) e tinham ...

28/03/2016
Cirurgia Refrativa
Cirurgia Refrativa

A Cirurgia Oftalmológica por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia nos últimos tempos. O laser pode ...

Direitos de Uso | Todos os direitos reservados © 2016 - CBCO