Ceratocone

Ceratocone é a alteração da córnea que provoca um afinamento progressivo de sua porção central e consequente baixa de acuidade visual. Esta pode ser severa, moderada ou até imperceptível em estágio inicial. O tempo de evolução da doença é variável e inicia-se geralmente na adolescência. Afeta homens e mulheres na mesma proporção e na maioria dos casos prejudica os dois olho.
Nos pacientes com o estágio inicial da doença, basta o uso de óculos para se obter boa acuidade visual. Em casos mais avançados, são recomendadas lentes de contato de diferentes materiais e desenhos, por exemplo: lentes rígidas gás permeáveis, hidrofílicas (gelatinosas) específicas para ceratocone ou ainda lentes esclerais. Quando a adaptação não é possível, quer seja por dificuldade no manuseio ou intolerância às lentes, opta-se pela colocação de anéis intra-estromais ou transplante de córnea.
olho normal e com ceratocone

Anéis intra-estromais

– São pequenos e finos arcos de acrílico que podem ser implantados dentro do estroma da córnea, com o objetivo de corrigir a deformidade da sua curvatura. Visa estabelecer uma superfície corneana mais regular, resultando em melhora da visão com auxílio de óculos ou lentes de contato, e até mesmo sem correção. Em alguns casos, os anéis também podem retardar a progressão da doença.

Crosslinking

– É uma tecnologia indicada na prevenção dos avanços de deformidades corneanas. É utilizada especialmente em pacientes mais jovens, nos quais o médico observa que o ceratocone ainda está em evolução. O procedimento se baseia na aplicação de luz ultravioleta, na presença de riboflavina colocada sobre a córnea, podendo ser realizado em centro cirúrgico ou regime ambulatorial. Em certos pacientes é feito em combinação ao implante de anéis estromais.
O crosslinking também é usado como tratamento de ectasias, que são deformidades da córnea após cirurgia refrativa. Tem indicação ainda em casos selecionados de infecções corneanas.
Transplante de córnea – Está indicado em ceratocones mais avançados, nos quais as possibilidades terapêuticas mencionadas não são mais viáveis ou não surtem efeito para a melhoria da visão.

Ceratocone

Gostou da matéria ou tem alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário.


Outras Cirurgias

19/08/2015
Atualizações em lentes introculares
Atualizações em lentes introculares

As primeiras lentes intraoculares (LIO) foram propostas e implantadas por Harold Ridley, em 1949. Elas eram feitas de polimetilmetacrilato (PMMA) e tinham ...

08/08/2016
Ceratocone
Ceratocone

Ceratocone é a alteração da córnea que provoca um afinamento progressivo de sua porção central e consequente baixa de acuidade ...

19/08/2015
Descolamento de Retina
Descolamento de Retina

Causas e Sintomas A retina é uma membrana delicada que reveste a parte posterior do olho, sendo responsável pela captação e ...

Direitos de Uso | Todos os direitos reservados © 2016 - CBCO