A cafeína pode ajudar no olho seco?

Cientistas acham que a cafeína pode aumentar a produção de lágrimas

A cafeína pode aumentar a produção de lágrimas e algum dia pode vir a ser um tratamento para o olho seco, revela um novo estudo.
O estudo foi pequeno, incluindo apenas 78 pessoas com produção normal de lágrimas, diz a pesquisadora PhD Reiko Arita, pesquisadora clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio e professora associada da Universidade Keio no Japão.
Ela também descobriu que aqueles com certas variações genéticas tinham mais lágrimas em sua resposta à cafeína. Essas variações diferem entre os grupos étnicos.
“No entanto”, ela diz,”eu suponho que um terço a metade da população tenha a possibilidade de responder à cafeína”.
O estudo foi publicado no Journal Ophthalmology.
Cerca de 5% da população dos EUA tem síndrome do olho seco, geralmente com mais de 50 anos, de acordo com a American Academy of Ophthalmology. Aqueles que a têm não são capazes de manter uma camada saudável de lágrimas para cobrir o olho. Os olhos podem ferir-se e terem queimaduras.
Os tratamentos incluem colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais, unguentos lubrificantes, compressas quentes e medicamentos prescritos para aumentar a produção de lágrimas.
Para a maioria das pessoas, quantidades moderadas de cafeína não são nocivas, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. No entanto, muita cafeína pode causar inquietação, ansiedade e irritação. Também pode tirar o sono e causar dores de cabeça, alterar o ritmo cardíaco entre outros problemas. E também se a pessoa parar de usar cafeína, pode apresentar sintomas de abstinência.
Algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína do que outras e devem limitar o uso da cafeína, especialmente grávidas e mulheres que amamentam. Certas drogas e suplementos podem interagir com a cafeína.
Cafeína para olhos secos: Detalhes do estudo
Em pesquisas anteriores, Arita descobriu que os usuários de cafeína eram menos propensos a ficarem com o olho seco. “Na verdade, este estudo foi iniciado porque um paciente com olho seco me disse que seus olhos ficavam mais confortáveis ​​quando tomava uma xícara de café após o almoço do que se não tomasse nenhuma xícara de café”, diz Arita.
As mulheres, assim como as pessoas mais velhas, são mais propensas a terem o olho seco do que os homens. Certos medicamentos, bem como a cirurgia ocular a laser, podem aumentar o risco de ficar com o olho seco.
Arita também sabia que a cafeína provavelmente estimularia as glândulas lacrimais, uma vez que também aumenta a saliva, os sucos digestivos e outras secreções.
Também é sabido que as pessoas diferem entre si na resposta à cafeína, dependendo do seu DNA. A equipe de Arita analisou o DNA de todos no estudo. Eles analisaram duas variações genéticas que afetam o metabolismo da cafeína.
Nenhum dos homens ou mulheres tinha olhos secos, alergia nos olhos ou outros problemas. Participaram em duas sessões, separadas por seis dias ou menos. Em um, eles tomaram uma cápsula de cafeína ou um placebo, que parecia ser o mesmo.
A quantidade de cafeína fornecida dependia do peso da pessoa; aqueles que pesavam 57 a 75kg por exemplo, obtiveram uma cápsula de cafeína de 400 miligramas. Um copinho de 30ml de café preparado contém cerca de 100 miligramas de cafeína.
Durante a segunda sessão, receberam a outra cápsula. A equipe de Arita mediu o volume total de lágrimas. Todos tiveram mais lágrimas depois de tomar a cápsula de cafeína do que o placebo. Alguns participantes relataram efeitos colaterais da cafeína, tais como aumento da frequência cardíaca, sudorese, tremores, palpitações, e estado de alerta.
Aqueles que tiveram as variações genéticas tiveram maior produção de lágrimas do que aqueles que não tinham.
Arita não consegue explicar exatamente por que a cafeína parece aumentar o volume de lágrimas.
Cafeína para olho seco: Perspectiva
A idéia poderia ter mérito, mas precisa de mais pesquisas, diz Pedram Hamrah, médico assistente e cirurgião no Massachusetts Eye and Ear e professor assistente de oftalmologia na Harvard Medical School.
Ele analisou os achados, mas não participou do estudo.
“Tudo o que eles estão mostrando é em uma pessoa normal que não tem olho seco, se você der a cafeína eles têm algum aumento na produção de lágrimas logo depois”, diz ele. Não é certo se o efeito dura, diz Hamrah.
A maioria dos que têm olhos secos também tem uma alta taxa de evaporação, diz ele. A pesquisa com cafeína não aborda isso. Hamrah informa que é consultor da ReVision Optics, Allergan, Alcon e Fovea Pharmaceuticals.
“É lógico que a cafeína possa estimular a produção de lágrimas em muitos indivíduos”, diz Marguerite McDonald, oftalmologista em Lynbrook, NY, e professor clínico de oftalmologia no NYU Langone Medical Center. Ela também analisou as descobertas.
O aumento da produção de lágrimas está relacionado a certos marcadores genéticos, diz ela. Isso explica por que algumas pessoas têm uma reação à cafeína e outras têm pouca resposta. A pesquisa “pode ​​nos levar a novas terapias médicas para o olho seco”, diz McDonald, que também é professora clínica adjunta de oftalmologia no Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Tulane, em Nova Orleans.

A cafeína pode ajudar no olho seco?

Gostou da matéria ou tem alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário.


Outras Notícias

22/08/2017
Coágulo de sangue no olho
Coágulo de sangue no olho

Em algum momento da vida, podemos notar a presença de pequenas manchas de sangue na parte branca do olho, que ...

10/08/2017
Trabeculectomia pode ajudar a controlar progressão do glaucoma
Trabeculectomia pode ajudar a controlar progressão do glaucoma

Procedimento é um dos principais utilizado no controle da doença. Todavia, o sucesso de método depende de indicação precisa e ...

14/06/2017
A cafeína pode ajudar no olho seco?
A cafeína pode ajudar no olho seco?

Cientistas acham que a cafeína pode aumentar a produção de lágrimas A cafeína pode aumentar a produção de lágrimas e algum ...

Direitos de Uso | Todos os direitos reservados © 2016 - CBCO